16.07 13h36

Afinal, o que é um B-Boy?

No meu post anterior eu contei sobre a o Campeonato de B-Boys da LG. Mas você não sabe exatamente o que é um B-Boy e muito menos de onde eles surgiram?

Bronx, Break, Beat Box, Block Party influências tudo de bom e que também começam com a letra B podem ser a explicação para o significado oculto do B que batiza os B-Boys.

Se for procurar na wikipedia (eu fiz isso pra você, clica aqui e leia a íntegra ) B-Boys são devotados à cultura Hip Hop, mais especificamente a ato de ‘bboyzar’ que seria dançar. (tomei a liberdade de fazer uma tradução tosca)

Notou a palavra ‘devotado’? Isso porque um B-Boy não é um cara que vai lá simplesmente e faz uma dancinha acrobática cheia de swing. O movimento surgiu no bairro do Bronx em Nova York início dos anos 70 e foi uma resistência pacífica às gangues criminosas que dominavam os subúrbios. Propunha uma disputa criativa entre grupos e tinha como mentor intelectual dos guerreiros de dança de rua o dj e ativista Hip Hop Afrika Bambaataa (ele já foi considerado pela Revista Time um dos 20 homens mais importantes dos século XX).

Claro que tiveram muitas outras cabeças envolvidas nos primórdios do Hip Hop e uma conjuntura de fatos como a invenção dos aparelhos de portáteis, que possibilitavam levar o som pra qualquer lugar. Hoje um b-boy não precisa carregar um 3 em 1 pesado no ombro, basta um celular na mão pra bombar uma festa e ainda gravar as performances.

Ao redor de um B-Boy tem um estilo de vida que vai além bem do visual e das gírias, tem bastante consciência social e é repleto arte de rua, afinal o berço dos B-Boys no Brasil também são as periferias, principalmente as de São Paulo. Em conjuntos habitacionais os jovens se reunem no térreo dos blocos de apartamentos para dançar, grafitar, compor RAP e é aí que a cultura Hip Hop brota genuína.

Se esse assunto te interessa, recomendo assistir ao documentário The Freshest Kid no YouTube que tem a íntegra de todos os capítulos, aqui vai só o gostinho:

Por Liliane Ferrari, da Equipe LG.

Liliane Ferrari

34 anos, formada em Jornalismo (Cásper Líbero) e Filosofia (USP), pós-graduada em História da Arte (FAAP) c/ especialização em Museologia (MAE_USP). Professora de Artes Visuais e Novas Mídias da Escola São Paulo. Colaboradora da revista Mundo Mundano. Faz parte do grupo LuluzinhaCamp. No Twitter, @lilianeferrari


> Comentários

  • 10.06.2010 / 17:57

    otavio de souza costa

    olha adorrei a sua esplicação
    eu so um dançarino faço parte de um grupo de hip hop que se chama medr [ministerio espiritual de dança de rua ]estamos nesta cultura maravilhosa que se chama hip hop esta dança mudo a minha vida abraço para todos ficam com DEUS

    Comentar este comentário

  • 16.10.2011 / 17:59

    everton vidal benicio

    Visite meu Website

    b-boy dedinho. B; OI EU SOU B-BOY DEDINHO E EU ACHEI MUITO LEGAL SEU COMENTARIO PARABENS VCS SÃO LEGAIS, EU DANÇO A UM ANO E JA APRENDI VARIAS COISA COMO FLARE WINDIMILL E ETC. E VCS VALEU POR SABER O SIGNIFICADO DE B-BOY.

    Comentar este comentário

  • 07.12.2011 / 23:31

    andre luiz fernandes

    ai parabens pela força dessa traduçao.
    gostei do documentario do youtube.
    sou bboy dè danço hà dois anos com dois parceiros.
    bboy james e bboy jefim.
    somos sozinhos e tentamos mostrar e levar essa cutura para os olhos de quem nao conhece esse belo lado da dança.
    prazer!
    valeu!
    fika com DEUS

    Comentar este comentário

  • 02.01.2012 / 13:26

    agda

    adorei saber o significado da palavra b-boy.
    tenho um amigo que dança Hip Hop chamado bboy killer qui dança muinto bem. e eu adoro os trabalhos que eles fazem nessa dança maravilhosa que e o hip hop. beijos para todos os bboys

    Comentar este comentário

  • 20.03.2012 / 20:56

    bruna isabelloroue

    Muito obrigada, você colaborou e muito na minha pesquisa.aliás adorei o texto e a forma que você elaborou……um abraço

    Comentar este comentário

  • 19.04.2012 / 0:15

    Mary

    Visite meu Website

    Oie gostei dessas dicas e tudo mais são muito legais mais eu quero que fale sobre as b-gils,tá faz esse favorzinhw eu sou uma b-girl e gostaria que vc contasse um pouco sobre isso pq sei que vai ficar d+ com suas palavras tá bjss…Fcd

    Comentar este comentário

  • 16.08.2012 / 17:57

    renan b-boy chales

    oi pessoal ta bem sou um b-boy a 4 anos e eu ta bem adoro issa dança e minha vida

    Comentar este comentário

  • 02.10.2012 / 4:14

    laryssa paiva

    eu amo dança de rua, dançar é a minha paixão ..quero entrar em algum grupo de dança .. alguem me convida ae ? rsrs

    Comentar este comentário

  • 30.03.2013 / 23:23

    Victoria Souza

    Siga-me no Facebook

    bem obrigado por me ajudar eu estava procurando para fazer um trabalho escolar e vc me ajudou muito…..eu tenho um amigo q faz hip-hop ja participei do grupo dele adorei dançar hip hop obrigado pela ajuda com meu trabalho!!!!!

    Comentar este comentário

    • 01.04.2013 / 16:57

      LG

      :)


 

Aguarde!

Seu comentário está sendo enviado.

Enviando...
Fechar

Comentário enviado!

Seu comentário passará por
moderação antes de entrar no blog.

Fechar

Erro durante o envio.

Por favor, tente novamente.

Fechar

Erro: Código incorreto.

Por favor, preencha o código do captcha corretamente.

 

Buscando usuário...

Enviando...

Fazendo Log out...

Log out...
Fechar

Usuário não encontrado.

 

Deixe o seu comentário

 



ou identifique-se através das redes:

OBS: É totalmente seguro inserir os dados das redes que você participa, assim como sua senha. A LG do Brasil não armazena essas informações em seu sistema.
1000

 



ou identifique-se através das redes:

OBS: É totalmente seguro inserir os dados das redes que você participa, assim como sua senha. A LG do Brasil não armazena essas informações em seu sistema.
1000

 
Fechar

Enviar a um amigo

1000
Mais:

Aguarde...

Seu comentário está sendo enviado.

Enviando...

E-mail enviado!

Seu email para foi enviado com sucesso.

Erro

Ocorreu um erro durante o envio. Por favor, tente novamente.