09.02 10h04

Novo padrão de tomadas brasileiras

novo padrao de tomada - foto geral

Nesta semana fui ao médico e, enquanto aguardava na sala de espera, reparei que no canto da sala existia um conector de tomada diferente. Como bom geek , fui matar minha curiosidade e acabei vendo pela primeira vez o novo padrão de tomadas que o governo está implantando desde 2002. Não resisti e acabei fazendo uma sessão de fotos (sim, a sala estava vazia).

Por que criaram um novo padrão de tomadas? O atual não servia?

novo padrao de tomada - modelo antigo

O fato é que não existia um padrão Brasileiro de tomadas. Com a nova norma, todos os produtos vendidos no Brasil e que necessitam de eletricidade deverão seguir uma única norma para a fabricação das tomadas.

Mas qual a vantagem para o usuário?

novo padrao de tomada - antigo mal encaixado

Atualmente, uma tomada mal encaixada aumenta as chances de um choque elétrico

Para conhecer as vantagens, é interessante conhecer um pouco o novo conector. A primeira coisa que salta aos olhos é que a tomada fêmea (a que fica na parede) é mais funda. Isso impossibilita que parte da tomada macho fique exposta, acabando com a possibilidade de alguém tomar choque devido a uma tomada mal encaixada.

novo padrao de tomada - nova mal encaixado

Mesmo estando mal encaixada, os riscos de choques caem consideravelmente no novo padrão de tomadas

Outro fator interessante é que, ao tentar encaixar o plug na tomada, a primeira parte que entra em contato é o conector terra. Isso diminui os riscos de choque elétrico em equipamentos como computador, geladeira, etc.

E, por fim, os orifícios da tomada possuem 2 tipos de diâmetro: para 20 amperes (maior) e para 10 amperes (um pouco menor). Isso impossibilita que equipamentos que consomem mais corrente (geladeira, ar condicionado, frigobar, etc) sejam ligados em uma linha com corrente máxima de 10 amperes. O conector de 10 amperes encaixa normalmente em uma tomada de 20. A notação da tomada de 20 amperes é para identificar da capacidade da tomada. A tomada de 20 Amperes tem o diâmetro do pino mais grosso, desta forma, um equipamento com maior capacidade e que tem o plugue de 20 amperes não será possível ligar diretamente em uma tomada de 10 Amperes, tornando assim menor o risco de sobrecarga. Quanto ao consumo de energia nada muda.

novo padrao de tomada - indicacao de corrente

Indicação da corrente máxima e tamanho de orifícios diferentes reduzem o problema de superaquecimento dos fios da rede elétrica

E como ficam os meus aparelhos antigos?
A distância entre os pinos não foi alterada, portanto, se o equipamento possuir o macho cilíndrico e sem plug de aterramento, provavelmente funcionará normalmente nas tomadas com o novo padrão. Agora, se ele possuir aquele conector achatado, tamanho superior ao buraco da tomada ou plug de aterramento, será necessário um adaptador.

novo padrao de tomada - preciso de adaptador

Infelizmente para alguns equipamentos, será necessário um adaptador, tanto para conectores achatados quanto para plugs que não possuem conectores finos

E a minha casa? Terei que trocar todas as tomadas?

novo padrao de tomada - conector sextavado

A entrada sextavada é compatível com grande parte dos conectores tradicionais brasileiros sem maiores problemas

Os equipamentos com tomadas novas que não possuem conector terra poderão ser usados normalmente nas tomadas mais antigas. Caso exista o conector de aterramento, será necessário comprar um adaptador ou trocar a tomada da parede.

Particularmente, gostei muito dessas novas alterações. Quem já tomou choque elétrico sabe o quanto isso é ruim e qualquer medida que diminua a possibilidade de acidentes será bem vinda! Por via das dúvidas, sempre que viajar terei que levar alguns adaptadores para não correr o risco de ficar sem recarregar meus gadgets!

PS: Achei um FAQ interessante no site do Inmetro sobre o assunto! Se você se interessou pelo assunto, vale a pena dar uma lida. http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/duvidas.asp

Jonny Ken

Jonny Ken Itaya, Blogueiro & Podcaster do Infopod, Decodificando e Monalisa de Pijamas. Também é diretor de Tecnologia da Kingo Labs e é criador do Migre.me e do Podpods.


> Comentários

  • 05.06.2010 / 9:18

    neuri

    mais uma armada do governo, como kit de primeiros socorros, etiqueta do inmetro nos capacetes, Nessa história quem toma no c…mais uma vez e o consumidor. Se o governo está tão preocupado com a saúde do povo, deveria por mais médicos nos hospitais, porque a falta de atendimento nos hospitais publicos mata mais que uma simples tomada.

    Comentar este comentário

  • 04.05.2013 / 3:33

    Paulo Cesar

    Visite meu Website

    Analisando os comentários com as críticas, sendo eu engenheiro eletrônico, não posso me furtar a clarear o assunto. Vejam que o fato das tomadas serem recuadas e os pinos terem a parte anterior isolada até mais ou menos a metade, torna praticamente impossível o choque elétrico. Com isso evita-se muitas mortes, principalmente de crianças. E são muitas que morrem, vejam as estatísticas: http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/cartilhas/plugues_tomadas/inmetro_plugues.pdf
    A cada 1000 crianças internadas no SUS vítimas de choque elétrico, 16 morrem.

    Comentar este comentário

  • 14.06.2013 / 16:36

    Flávio Kopp

    Cara. Valeu pela dica!!
    Eu comprei um microondas ontem e ele veio com a tomada com os pinos grossos. (20A). Antes de ler essa sua ótima matéria, eu estava pensando que era defeito de fabricação, já que não consegui “plugar” a tomada dele em nenhuma da minha casa. Agora já sei que vou ter que comprar e instalar um fêmea de 20A também. Valeu!!

    Comentar este comentário

    • 20.06.2013 / 14:56

      LG

      Olá Flávio!

      Que legal que conseguiu sanar sua dúvida conosco! Para isso que estamos sempre postando as novidades dos produtos! :D

      Abraços,
      Equipe LG!


  • 02.08.2013 / 3:26

    Danilo Fratangelo

    Olá, comprei um aquecedir elétrico e a tomada dele é a maior, entendi swui q 20 amps. Mas na minha casa há apenas tomadas 10 amps (menor), e portanto n consigo ligá-lo. O q devo fazer? Trocsr toda a fiação, instalar tomadas femeas 20 amps ou apenas comprar um adaptador? Tenho medo de fazer errrado e superaquecer os fios.

    Abs!

    Comentar este comentário

    • 06.08.2013 / 17:18

      Equipe LG

      Visite meu Website

      Oi Danilo,

      Você pode usar um adaptador de tomada.

      Atenciosamente,
      Equipe LG


  • 05.10.2013 / 21:25

    Sergio

    Como engenheiro, achei que era meu dever fazer um adendo a este comentário.
    Sim, podemos usar um adaptador, porém não se deve esquecer que a tomada pode estar conectada a uma linha de 10A. É necessário verificar a capacidade do disjuntor usado nesta linha. Ele deve possuir capacidade compatível com o equipamento que vai se ligar. Normalmente os manuais trazem esta informação e consultando um bom eletricista, pode-se saber se a linha é compatível ou não.
    Independente disso, recomendo sempre trocar o padrão da tomada para o novo, já que este último proporciona maior segurança. Lembre-se também da necessidade de um bom aterramento.
    Abraço.

    Comentar este comentário

 

Aguarde!

Seu comentário está sendo enviado.

Enviando...
Fechar

Comentário enviado!

Seu comentário passará por
moderação antes de entrar no blog.

Fechar

Erro durante o envio.

Por favor, tente novamente.

Fechar

Erro: Código incorreto.

Por favor, preencha o código do captcha corretamente.

 

Buscando usuário...

Enviando...

Fazendo Log out...

Log out...
Fechar

Usuário não encontrado.

 

Deixe o seu comentário

 



ou identifique-se através das redes:

OBS: É totalmente seguro inserir os dados das redes que você participa, assim como sua senha. A LG do Brasil não armazena essas informações em seu sistema.
1000

 



ou identifique-se através das redes:

OBS: É totalmente seguro inserir os dados das redes que você participa, assim como sua senha. A LG do Brasil não armazena essas informações em seu sistema.
1000

 
Fechar

Enviar a um amigo

1000
Mais:

Aguarde...

Seu comentário está sendo enviado.

Enviando...

E-mail enviado!

Seu email para foi enviado com sucesso.

Erro

Ocorreu um erro durante o envio. Por favor, tente novamente.